EcoUrbis implanta coleta mecanizada na Zona Sul de São Paulo

25/03/2014

A EcoUrbis Ambiental, concessionária responsável pela coleta de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da cidade de São Paulo, está implantando em alguns bairros da capital um novo sistema de coleta. Trata-se da coleta mecanizada, também chamada de conteinerizada. No novo modelo, contêineres com capacidade de 1 mil litros estão sendo instalados ao longo de diversas ruas de bairros da Zona Sul para que os moradores descartem ali os resíduos que são gerados em suas residências. Os equipamentos são esvaziados na mesma frequência em que a coleta porta a porta é feita.

O novo sistema está sendo adotado após uma série de testes realizados entre outubro de 2013 e início deste ano. Antes de o Plano Piloto ter início, foi entregue um folheto em todas as residências das ruas selecionadas para os testes, com informações sobre o funcionamento do novo sistema. Em seguida, os contêineres foram instalados e, posteriormente, foram realizadas pesquisas com os moradores. A aceitação da população foi excelente.

Entre os diversos pontos destacados como positivos, merecem destaque o fato de que o cidadão não precisa mais guardar os resíduos em sua residência e que a distância ente os contêineres é inferior a 100 metros.

Os contêineres são produzidos em material plástico bastante resistente, que facilita sua movimentação para ser descarregado no caminhão por meio dos braços mecânicos. Além disso, o equipamento pode ser lavado e não estraga quando exposto ao tempo.

A adoção do novo sistema foi feita a partir da convicção de que, em uma metrópole do tamanho de São Paulo, são necessárias diferentes soluções para atender de forma eficaz a população no quesito limpeza urbana.

Voltar