Aterro Sanitário

Os aterros sanitários são construídos com modernas técnicas de disposição de resíduos, que garantem a coleta e tratamento de gases e de chorume, através de impermeabilização das áreas que receberão os resíduos, protegendo assim, o solo e águas subterrâneas e superficiais de seu entorno.

Para que sua operação seja adequada, se faz necessário que seja realizada de maneira constante, a compactação e o recobrimento dos resíduos depositados, com camadas de terra, a fim de evitar a proliferação de aves, insetos e demais animais transmissores de doenças e mau cheiro.

Os resíduos sólidos domiciliares coletados pela EcoUrbis tem sua destinação final o Aterro Sanitário Central de Tratamento de Resíduos Leste - CTL.

A CTL está situada no bairro de São Mateus, e sua operação foi iniciada em novembro de 2010 e recebe cerca de 7.000 toneladas por dia de resíduos sólidos domiciliares coletados pela EcoUrbis.

A área total do empreendimento da CTL é de 1.827.696,00 m², está inserido o local de disposição final dos resíduos sólidos urbanos, sendo o restante da área destinada à faixa de proteção ambiental, vegetação de áreas internas remanescentes, estação de queima centralizada de biogás, balanças e demais unidades de apoio operacional.

A tecnologia proposta para a exploração do gás bioquímico gerado no Aterro CTL permite extrair e destruir o componente metano, através de queimadores enclausurados de alta eficiência, localizados na Estação da Queima de Biogás, que reduzem de forma controlada e eficiente a liberação de gases do efeito estufa para a atmosfera.