Coleta Domiciliar

É o sistema de recolhimento dos resíduos sólidos residenciais orgânicos e não orgânicos, o chamado "lixo doméstico", realizado em caminhões compactadores, conforme frequência e período pré-estabelecidos. Cada equipe de coleta é composta por um motorista e três coletores.

Para saber qual a frequência e o horário da coleta em seu endereço, clique aqui, observe o horário de passagem do caminhão e disponibilize seus resíduos no máximo com 2 horas de antecedência, evitando assim a ação de animais que podem espalhá-los e causar a proliferação de doenças.

Visando garantir a qualidade na prestação do serviço, algumas orientações devem ser seguidas:

  • Mantenha seu cachorro preso principalmente nos dias de coleta de lixo, pois ele poderá atacar os coletores;
  • Acondicione os resíduos em sacos plásticos diante de sua residência, em local de fácil acesso aos coletores, evitando o depósito em canteiros centrais de avenidas, em praças ou parques;
  • Embrulhe os vidros, garrafas e objetos pontiagudos e/ou cortantes em jornal evitando acidentes;
  • Objetos volumosos, como restos de móveis, utensílios domésticos e outros devem ser desmontados e acondicionados em sacos com volume até 200 litros;
  • Entulho e restos de obras com peso limitado a 50 quilos devem ser devidamente acondicionados;
  • Resíduos sólidos comuns (classe II-A) comerciais ou industriais estão limitados a 200 litros por dia.

Nota: Para as quantidades que excedam os limites pré-estabelecidos, o estabelecimento comercial ou o munícipe-usuário devem procurar uma empresa privada cadastrada na Prefeitura de São Paulo. Para maiores informações, consulte o telefone 156.